As gorjetas são valores adicionais que os clientes deixam como forma de reconhecimento pelo atendimento recebido. No iHUNGRY, as gorjetas não fazem parte do valor oficial da conta, mas são opcionais e seguem o costume de muitos estabelecimentos.
📌 No Brasil, é comum sugerir um percentual de 10%, mas o cliente sempre tem liberdade para aceitar ou recusar.
1️⃣ Acesse o módulo PDV → Configurações do PDV.
2️⃣ Ative a opção "Habilitar Gorjeta" ✅.
3️⃣ As gorjetas serão inseridas automaticamente em vendas do tipo Mesa e nos Totens de Autoatendimento.
4️⃣ Para incluir gorjetas também em vendas avulsas, ative a opção "Gorjeta em Venda Avulsa".
5️⃣ Defina o percentual da gorjeta 💲.
<aside> 💡
Caso deseje cobrar mais de 10%, consulte a legislação de seu estado e seu contador para regras de tributação, impostos, etc.
</aside>
📌 Totem de Botão 🎛
🔹 Após habilitar a gorjeta no PDV, os totens de botão exibirão uma tela específica perguntando ao usuário:
✅ "Deseja adicionar gorjeta?" com as opções "Sim" ou "Não".

📌 Totem Touchscreen 📱
🔹 No totem touchscreen, a opção de gorjeta aparece diretamente na tela do carrinho antes da finalização do pedido.